Nix digital Blog

Quatro segredos para dobrar a durabilidade do toner

No mercado nacional existem três fortes empresas fabricantes de impressoras são elas: HP, Epson e Brother. Dessas marcas possuem diversos modelos que têm a mesma tecnologia que é possível aumentar a durabilidade do suprimento. De que forma isso é possível? Lembrando que estamos falando de toner (tinta), não estamos considerando outros suprimentos como: cilindro, fusor, revelador em algumas situações.
Vamos as 4 dicas:

1ª dica – Baixar a resolução
A primeira dica seria você baixar a resolução das suas impressões de acordo com a sua necessidade, de acordo com a impressão que irá fazer. Quando você baixa a resolução, a máquina imprime menos o tom de preto, e mais em tons de cinza.
Veja as resoluções mais utilizadas e para que finalidade:

  • 150 dpi – É a resolução utilizada em muitos jornais, por exemplo. É uma resolução indicada para documentos de texto, preferencialmente para uso interno. Não é recomendado para imagem.
  • 300 dpi – Resolução de melhor qualidade para documentos de texto. Imagens ficam com melhor qualidade, porém para material publicitário (folders, cartões, apresentações) uma resolução superior é melhor recomendada.
  • 600 dpi – Alta qualidade de imagem. Impressoras com essa resolução são capazes de imprimir imagens com boa nitidez e cores fortes.
  • 1200 dpi – Resolução fotográfica com maior realismo de cores. Utilização por profissionais do setor gráfico.
  • Acima de 1200 dpi – Alto realismo de cor, definição e nitidez. Resolução indicadas para fotógrafos profissionais.

2ª dica use toner original
A segunda dica para você aumentar a durabilidade do seu toner, é você usar sempre suprimento original. Hoje o mercado possui toner compatível e toner que é feito pelo fabricante. O toner feito pelo fabricante, o toner original, tem uma durabilidade superior, porque foi feito dentro da engenharia apropriada para circular o pó ou a tinta líquida, dentro da máquina por completo, e faz com que esse sistema de fusão tenha uma durabilidade superior ao da engenharia paralela.

3ª dia manutenção preventiva
A terceira dica, é fazer a manutenção preventiva. Quando você calibra, ajusta, limpa, usa um papel de qualidade, todos esses fatores juntos, fazem com que o a durabilidade do seu suprimento fique maior. Pense no carro: o carro tem quatro pneus e para que haja durabilidade da borracha do pneu é preciso ser calibrado, ajustado, alinhado e balanceado. Com a impressora é a mesma coisa. Quando você faz a manutenção preventiva e corretiva, aumenta a durabilidade dos seus suprimentos.

E a quarta e última dica, nós falamos da primeira, voltando tudo, baixar a resolução de impressão no driver, segundo usar toner original, e a terceira manutenção preventiva. A quarta e última dica. Seria erra.

4ª dica função multiap
A quarta e última dica é você utilizar a função multiup, que é um recurso que permite você imprimir duas páginas de um mesmo lado, sem acionar o recurso de frente e verso.
Então, se você reduzir a resolução, e fizer as duas impressões de um lado só da folha, além de você economizar no papel, você economiza no suprimento.

Essas foram as 4 dicas que vão te ajudar a reduzir custos com os suprimentos da sua multifuncional.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?